A COLEÇÃO LOGIMÁTIKA E O PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO
O pensamento lógico matemático é uma habilidade essencial para o desenvolvimento cognitivo e intelectual do indivíduo. Ele envolve um conjunto de habilidades adquiridas por meio da manipulação de objetos e da relação com o próprio corpo, como observação, comparação, classificação, seriação, ordenação, sequenciamento, raciocínio lógico e resolução de problemas. Essas habilidades servem como preparação para a compreensão de conceitos matemáticos mais complexos e são fundamentais em diversas áreas da vida, desde atividades cotidianas até as profissões mais complexas.
A questão do desenvolvimento do pensamento lógico no processo de ensino e aprendizagem na escola tem sido discutidano campo da educação. O papel dos jogos lógicos, como desenvolvimento da atenção, percepção, memória, abstração, comparação, análise e imaginação, bem como no desenvolvimento intelectual, afetivo e psicomotor, indica a importância metodológica e prática destes instrumentos do ensinar e do aprender. A Coleção Logimátika, destinada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é estruturada com jogos pedagógicos e estações de estudo compostas por lições e desafios. Seu objetivo é qualificar o pensamento lógico dos estudantes e melhorar a aquisição dos objetos de aprendizagem. A relação didática entre os objetos de aprendizagem e o pensamento lógico, utilizando jogos, permite trabalhar intencionalmente as capacidades cognitivas simples e complexas na sala de aula. Os elementos estruturais da coleção – jogos e estações de estudo – estão relacionados entre si e são apresentados tanto na composição do material quanto na metodologia: jogos e pensamento lógico, jogos e estações de estudo, estações de estudo e desafios ou quebra-cabeças.
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Nesta coleção, os quebra-cabeças são tomados como elementos da Matemática Recreativa caracterizados como um desafio lúdico que pode ser resolvido individualmente ou em grupo.
Os aspectos avaliativos do projeto estão relacionados ao processo de diagnosticar as potencialidades e necessidades de aprendizagem dos estudantes por meio de atividades lúdicas e de estudo. Além disso, os jogos são instrumentos avaliativos que permitem aos professores aplicar características da avaliação formativa, como ser contínua e diversificada. Para auxiliar esse processo, a Estação de Estudo Básico é composta por lições simples que retomam os objetos matemáticos. A Estação de Estudo de Aprofundamento inclui lições mais complexas com trabalho sistemático dos objetos de conhecimento. A Estação de Estudo Ampliado oferece lições ainda mais complexas para consolidar e ampliar os conhecimentos adquiridos.