Jovens pensando no futuro

De acordo com um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mais da metade dos estudantes brasileiros não possuem conhecimentos básicos sobre como lidar com dinheiro no dia a dia. Essa lacuna de conhecimento pode ter consequências negativas a longo prazo, como o endividamento excessivo e a falta de planejamento financeiro.


O conhecimento financeiro dos jovens pode variar significativamente, dependendo da sua educação financeira, ambiente familiar e experiências pessoais. Alguns jovens podem ter recebido uma boa orientação financeira desde cedo, enquanto outros podem não ter tido muita exposição ao assunto.

Uma proposta de mudança cultural

A sustentabilidade é considerada um elemento importante dentro do projeto da coleção ISSO É REAL - EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM JOGOS, uma vez que a forma como utilizamos nosso dinheiro tem um impacto direto no meio ambiente e na sociedade. Com a COLEÇÃO ISSO É REAL, os jovens podem aprender a importância de investir em projetos e empresas sustentáveis, assim como desenvolver hábitos financeiros mais responsáveis e conscientes, evitando o desperdício e o consumo excessivo.

  • Estudantes

    Público-alvo desta coleção. Ao expor seus interesses e suas inquietações sobre a temática, espera-se que participem ativamente da construção de sua própria aprendizagem.

  • Professores

    Realizam os processos pedagógicos em sala de aula e motivam continuamente o aprendizado dos estudantes. Os recursos disponibilizados nesta coleção estão estruturados para cada aula.

  • Família

    Quando todos os integrantes da família se unem e se tornam vigilantes e mais integrados, é possível gerar mudanças de hábitos de consumo. Cientes da situação financeira da família, os estudantes passam a compreender que suas demandas, assim como as dos demais membros da família, também impactam no orçamento familiar.

  • Escola

    Materiais exclusivos e alinhados à BNCC, fundamentados na psicologia econômica comportamental, com conteúdo prático que se aplica à realidade dos estudantes, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem.

    Esta coleção propõe desenvolver habilidades e conhecimentos que colaboram com o trabalho da escola na formação de pessoas preparadas para assumir seu protagonismo na sociedade.

A Estrutura da Coleção Isso é Real 2

  • CADERNO DO ALUNO

    Está organizado em 4 capítulos: dois deles têm os jogos como ponto de partida para a problematização do conteúdo a ser estudado, já os outros dois apresentam temas com situações problematizadoras.

  • MANUAL DO PROFESSOR

    Apresenta as habilidades da Base Nacional Comum Curricular trabalhadas em cada capítulo. Colabora para que o professor tenha um melhor planejamento de suas aulas,
    além de orientações didáticas, sugestões de ampliação e dicas de leitura.

  • MATERIAIS DE APOIO

    São materiais encartados, atraentes com a ideia de colocar a mão na massa para aprender e produzir algo e se divertir.

  • JOGOS ANALÓGICOS

    Para cada ano escolar, são trabalhados dois jogos que visam favorecer o entendimento do tema, estruturados em diferentes níveis de abordagem conforme a faixa estaria dos estudantes.

  • JOGOS DIGITAIS

    Para cada ano escolar, são trabalhados dois jogos que visam favorecer o entendimento do tema, estruturados em diferentes níveis de abordagem conforme a faixa estaria dos estudantes.

  • APP

    Isso é Real Bank é um aplicativo bancário para transações fictícias que complementa a coleção Isso é Real 2. O app está presente do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II.

1 de 6

Objetivos de ensino

Com esta coleção, o objetivo educacional é promover o desenvolvimento da Literacia Financeira – Educação Financeira, Educação para o Consumo e Sustentabilidade – nas escolas, assegurando que os estudantes acessem informações de boa qualidade, aprendam os conceitos financeiros básicos,
sejam orientados a ter comportamentos éticos e, substancialmente, consigam, por meio do estudo e da formação para a cidadania, ter uma vida financeira saudável.

  • 1. Promover o consumo responsável e consciente

    Envolve incentivar e educar indivíduos sobre a importância de tomar decisões informadas e éticas ao adquirir produtos e serviços. Isso implica considerar os impactos sociais, econômicos e ambientais de nossas escolhas de consumo.

  • 2. Desenvolver a tomada de decisão e a autonomia financeira

    Refere-se ao processo de capacitar indivíduos para tomar decisões responsáveis em relação ao dinheiro e finanças pessoais, adquirindo conhecimentos sobre planejamento financeiro, orçamento, poupança, investimentos e dívidas.

  • 3. Formar multiplicadores da Literacia Financeira

    É capacitar indivíduos para disseminar conhecimentos financeiros em suas famílias e entre seus colegas. Ao compartilhar esse conhecimento adquirido por meio de projetos educacionais, eles desempenham um papel importante ao promover uma compreensão financeira mais ampla, capacitando as pessoas a tomar decisões informadas e responsáveis.

  • 4. Desenvolver a cultura da prevenção financeira

    Envolve promover práticas financeiras saudáveis, incentivar o planejamento financeiro adequado, a poupança, a gestão de dívidas e a diversificação de renda. O objetivo é reduzir vulnerabilidades financeiras, aumentar a estabilidade econômica e estabelecer bases sólidas para o futuro.

1 de 4
  • A metodologia empregada na coleção Isso é Real está diretamente ligada à relação entre ludicidade e resolução de problemas. O brincar e o aprender estão presentes nos jogos e nas sequências didáticas, cujos conteúdos estão no campo da Literacia Financeira.

    Com os jogos da coleção, compostos pelos conceitos inerentes à Educação Financeira, Educação para o Consumo e Sustentabilidade, objetiva-se sensibilizar os estudantes sobre a importância da gestão monetária e financeira e, ao mesmo tempo, reconhecer o funcionamento do mercado financeiro e seus impactos na vida pessoal, territorial e global. Por meio do brincar e jogar, os estudantes mobilizam conhecimentos e antecipam, qualitativamente, o desenvolvimento de competências e habilidades financeiras.

    As sequências didáticas na coleção estão diretamente ligadas aos jogos e ao conhecimento financeiro. Não há conhecimento fragmentado ou mecânico na coleção. Todas as ações a serem realizadas pelos estudantes exigem a mobilização de conhecimentos e habilidades, a análise de situações-problemas, a definição de procedimentos de solução e a tomada de decisão.

Eixos Norteadores

A coleção está pautada em dois documentos que são referência para o trabalho com a Educação Financeira. São eles:

  • BNCC - Base Nacional Comum Curricular

    Documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Segundo a BNCC, a Educação Financeira é um dos temas contemporâneos transversais do macro área temática Economia.

  • ENEF - Estratégia Nacional de Educação Financeira

    Documento elaborado como um dos itens do Plano Diretor da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).