A educação nos conecta

O direito ao atendimento educacional
especializado no Brasil

Uso de recursos didáticos

É amplamente reconhecido que pessoas com deficiência, independentemente do gênero e idade,
têm direito à educação. No Brasil, este direito é assegurado pela Constituição Federal e por legislações específicas, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº13.146/2015) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº9.394/1996). A presença dessas leis demonstra o compromisso do país em assegurar que todas as crianças, incluindo aquelas com deficiências, tenham acesso à educação de qualidade.

Atendimento Educacional Especializado

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um conjunto de atividades, recursos pedagógicos e de acessibilidade que oferece suporte adicional às atividades escolares. Ele é destinado ao público-alvo da Educação Especial que necessita desse suporte. O objetivo do AEE é eliminar barreiras no processo de escolarização e desenvolvimento dos estudantes, considerando suas necessidades específicas e assegurando sua participação plena e efetiva nas atividades escolares. Para alcançar esse objetivo, o AEE é oferecido de maneira articulada entre os educadores da unidade educacional e os professores responsáveis pelo atendimento especializado.

Material composto do projeto

O projeto disponibiliza uma Caixa individual para o estudante, um Quadro interativo para a sala de aula e um Acervo de jogos pedagógicos para a escola. Os materiais dentro da caixa "A Educação nos Conecta" são agrupados em quatro categorias, abordando deficiências motoras, visuais, mentais e auditivas. Por exemplo, para crianças com deficiência motora, há jogos que estimulam o uso de
habilidades motoras. Para crianças com deficiência mental, há quebra-cabeças e formas geométricas que ajudam no desenvolvimento cognitivo. Cartelas com Libras e Braille são fornecidas para crianças com deficiências auditivas e visuais, respectivamente. Há também materiais para as crianças com deficiência intelectual entre elas TEA e síndrome de Down que apoiam para a realização das tarefas para o seu desenvolvimento cognitivo.

Recursos didáticos educacionais inclusivos

Todos os recursos estão alinhados para que as crianças com deficiência sejam atendidas em sua especificidade, utilizando recursos didáticos inclusivos como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem. Projetados para facilitar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos de maneira eficaz e acessível, esses recursos criam um ambiente de aprendizagem onde todas as crianças, independentemente de suas habilidades, possam prosperar, respeitando suas
necessidades e capacidades individuais.

Guias de utilização dos recursos

Cada recurso dessa caixa vem acompanhado de um guia que explica como utilizar o material de forma a maximizar seu potencial educativo. É importante reconhecer que, embora cada recurso tenha sido projetado com foco em uma deficiência específica, muitos deles podem ser adaptados para atender a uma variedade de necessidades educacionais. Esses recursos didáticos não apenas apoiam o aprendizado de crianças com deficiências, mas também oferecem uma interface inclusiva e atraente para todas as crianças, promovendo uma experiência de aprendizagem enriquecedora para todos.

Design inclusivo

Cada elemento do projeto segue o conceito de design inclusivo, garantindo que os materiais sejam acessíveis para crianças com diferentes habilidades e necessidades. As letras possuem contornos simples, as imagens são apresentadas com opacidade e contornos definidos, e o layout dos materiais utiliza uma paleta de cores reduzida. 

Flexibilidade e adaptação

Os recursos são flexíveis e podem ser adaptados conforme as necessidades individuais de cada criança, permitindo que os educadores personalizem o ensino. 

Apoio ao desenvolvimento de habilidades específicas

Os recursos são projetados para estimular diferentes sentidos e auxiliar no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Cada recurso possui um objetivo educacional específico, focado no desenvolvimento de habilidades motoras, linguagem, comunicação, coordenação, alfabetização matemática e em língua portuguesa, além de contribuir para o desenvolvimento da memória, atenção e visão, entre outras habilidades.

Ferramentas de avaliação e monitoramento da aprendizagem

Os manuais que acompanham os recursos oferecem estratégias para avaliar o progresso das crianças e adaptar as atividades conforme necessário. 

Promoção da inclusão social e educativa

Além de facilitar o desenvolvimento individual, os recursos promovem a inclusão social e educativa, permitindo que crianças com e sem deficiência participem juntas das atividades. 

Papel do professor como mediador

Neste contexto, o papel do professor é visto como um mediador, reconhecendo que nem todos têm o mesmo ponto de partida em seu aprendizado e que as instruções são recebidas de maneira diferente para cada um. Todas as crianças, com ou sem deficiência, devem ter a oportunidade de trabalhar em seu próprio ritmo, dentro de um quadro comum de atividades e objetivos. As escolas inclusivas não devem focar apenas nas necessidades dos estudantes com deficiências; deve basear-se no reconhecimento das semelhanças e diferenças entre todos os estudantes, estabelecendo padrões
de equidade e inclusão. Implementação de um curso de formação para os professores participantes do projeto, oferecido pela IDEA, com profissionais especializados em educação pedagógica e clínica. O curso incluirá métodos práticos e estudos de caso para estimular o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, considerando os diferentes tempos e espaços educativos, bem como a necessidade de estratégias e recursos pedagógicos e de acessibilidade, atendendo às especificidades deste público.

  • Alfabeto interativo

    26 cartas de 09 cm x 12 cm, com laminação fosca frente e verso. Cada ficha contém letras maiúsculas e minúsculas, uma imagem de objeto em foto real, e impressão das letras em Libras e Braile.

  • Numeral interativo

    10 cartas de 09 cm x 12 cm, também com laminação fosca frente e verso. Incluem números, uma imagem de objeto em foto real, e impressão
    dos números em Libras e Braile.

  • Placa tátil em EVA

    Com 5mm de espessura e 10 pontos de encaixe do mesmo material em cores contrastantes.

  • 1 conjuntos com letras do alfabeto em EVA

    Imantadas em uma face, com tamanho de 5 cm x 0,6mm. Inclui mais 4 letras vogais, 4 "R" e 4 "S".

  • 1 conjuntos com letras do alfabeto em LIBRAS imantados

    Imantadas em uma face, com tamanho de 3 X 3 CM.
    Inclui mais 4 letras vogais, 4 "R" e 4 "S".

  • Conjuntos de Formas Geométricas imantadas

    3 conjuntos identificados em três cores, incluindo triângulos,quadrados e retângulos, em dois tamanhos
    diferentes (mínimos de 4 cm e 8 cm). Produzido em EVA de 6 mm e com uma face imantada.

  • 10 tipos de rotinas imantadas

    Ilustradas em conformidade com Sistema De Comunicação Por Troca De Figuras (PECS). Cada rotina é composta por 5 imagens sequenciais, com tamanho mínimo de 5,5 cm x 5,5 cm, produzidas com material emborrachado e com uma das faces imantada.

  • 10 emojis imantados

    para auxiliar na comunicação não verbal dos alunos, produzidas com material emborrachado e com uma das faces imantada, facilitando o manuseio por crianças com limitações motoras.

  • 4 Quebra-Cabeça imantados

    Imagens em diferentes posições, produzidos em peças de 5 cm x 8 cm, com impressão UV e produzidas com material emborrachado e com uma das faces imantada.

  • Quadro Metálico ou Metalizado

    De 30 cm x 21 cm, com cantos arredondados.

  • Quadro em Plástico Cristal Transparente

    De 30 cm x 21 cm, contendo duplas entradas de atividades pedagógicas contendo 26 letras do alfabeto e números de 0 a 9 no tamanho 29 x 21, produzido em papel cartão.

  • Imagens imantadas

    32 peças medindo 3 x 3 cm, produzido em cartão acoplado a horle e com uma das faces imantadas.

  • Sílabas imantadas

    102 peças medindo 3 x 3 cm, produzido em cartão acoplado a horle e com uma das faces imantadas

  • Atividades de Figura - Fundo

    Cartelas medindo, medindo 27 x 9 cm na cor preta com imagens na cor branca, 18 cartas com imagens com fundo branco e imagens em preto e 6 cartas com imagens coloridas.

  • Pincel com Tinta Removível

    Para atividades de escrita e desenho.

  • Ebook

    Atendimento educacional especializado - AEE

  • Maleta Organizadora do Kit

    Medindo aproximadamente 245 x 390 x 205 mm, com possibilidade de personalização (quantidade mínima de 200 unidades).

Estes recursos são projetados para serem acessíveis, adaptáveis e estimulantes, apoiando o desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial das crianças, além de promover a inclusão social e educativa.

Novos materiais – Adaptações contínuas durante o ano

Reconhecer a individualidade de cada criança é essencial para um desenvolvimento completo e eficaz. Adaptar e criar recursos que atendam às suas necessidades específicas ao longo do ano é necessário para promover uma educação mais inclusiva e eficaz. 

Palestra

Organização de palestras para o corpo docente, visando sensibilizar sobre a temática e a efetiva utilização dos recursos. A palestra será conduzida por um especialista em educação inclusiva. 

Curso de Formação – presencial e on-line

Implementação de um curso de formação para os professores participantes do projeto, oferecido pela IDEA, com profissionais especializados em educação pedagógica e clínica. O curso incluirá métodos práticos e estudos de caso para fomentar o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.

  • Entre em contato com a equipe da IDEA JOGOS pelos canais:

    • E-mail: idea@ideajogos.com.br
    • Telefone: 041-99285-8025 e solicite uma apresentação e/ou orçamento.

A Editora Idea desenvolveu este e outros projetos educacionais que apoiam os professores no dia a dia da sala de aula, desde a educação infantil até o Ensino Fundamental II.